Seminário apresenta a importância da tecnologia na gestão das cidades e debate soluções para problemas urbanos
Temas como sustentabilidade, serviços de zeladoria e inovação tecnológica foram apresentados por especialistas da administração e empresários atuantes na prestação de serviço público.
Qual a importância da tecnologia para o desenvolvimento urbano das cidades e como essa modernização pode ser aplicada para beneficiar cidadãos nos diferentes aspectos dos municípios? Com essa perspectiva e com o objetivo de contribuir com possíveis soluções para os problemas urbanos do dia a dia foi promovido o seminário “A Modernização da Gestão nas Cidades”, com a participação de especialistas da administração e empresários que atuam em diferentes áreas na prestação de serviço público.
O seminário, realizado pela RCamargo Assessoramento em Soluções, durante os dias 25 e 26 de junho, reuniu prefeitos e secretários de diferentes municípios do interior de São Paulo e de outros estados interessados em discutir novas propostas para o atendimento da população e melhoria na qualidade de vida nas cidades.
Além de apresentar as possibilidades da moderna tecnologia, que podem ser aplicadas para agilizar ações nos centros urbanos, palestrantes e convidados discutiram de forma objetiva os compromissos como sustentabilidade, transparência das ações na administração pública e a importância dos serviços de zeladoria e fiscalização.
“A realização deste evento traz resultados bastante positivos, principalmente para os prefeitos do interior do estado de São Paulo e de outras regiões do país, que transformam a experiência do seminário em aperfeiçoamento da gestão pública. Do mesmo modo, os apoiadores e patrocinadores interagem oferecendo tecnologia e assessoramento, que por sua vez contribuem para aprimorar os serviços públicos”, diz Ronaldo Camargo, diretor da RCamargo Assessoramento em Soluções.
Inovação e parcerias na área de segurança
No primeiro dia do seminário, e antes da apresentação do primeiro tema para discussão, participaram da cerimônia de abertura do evento os convidados Domingos Dissei, conselheiro do Tribunal de Contas do Município de São Paulo; Dalva Christofoletti Paes da Silva, relações públicas da Confederação Nacional de Municípios; Professor Hélio Moreira, superintendente da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e Ronaldo Camargo, diretor da RCamargo Assessoramento em Soluções, que reiteraram a importância do seminário na apresentação de avanços da tecnologia que podem contribuir para suprir as necessidades da população.
Em seguida, para esclarecer a importância de ações como a Operação Delegada para o município de São Paulo, que permite a fiscalização de ambulantes irregulares por policiais militares, foram convidados o vereador Coronel Alvaro Camilo, ex-comandante da Polícia Militar, e o engenheiro Flávio Murilo Torres, ex-diretor do CCOI (Centro de Controle Integrado) da Prefeitura de São Paulo.
Durante a palestra sobre a Operação Delegada foram citados os benefícios dessa parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar, que além de retirar comerciantes ilegais das ruas também proporcionou maior segurança a população nos principais pontos de comércio da cidade. “A prefeitura contrata um agente público treinado, que além de fazer o trabalho de fiscalização, também trabalha na segurança”, esclarece o Coronel Avaro Camilo. “Isso foi uma inovação que deu certo e nós da administração pública precisamos pensar”, completa. Os policiais envolvidos na ação recebem um adicional de salário pelo trabalho realizado durante o período de folga. A ação também serviu de exemplo para outros municípios e estados.
Segurança e sinalização de trânsito nas cidades
Para falar sobre importância da sinalização e a segurança de trânsito das cidades foram convidados o professor Hélio Moreira, superintendente da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e diretor da empresa Indutil, seguido de Elcio Chacon, ex-gerente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Entre os pontos apresentados pelo professor Hélio Moreira destacam-se as características no avanço das tecnologias na sinalização horizontal de vias, que contribuem para orientação de veículos. Além de ampliar a visibilidade por parte dos motoristas para a área de travessia de pedestres, os materiais utilizados para implantação da sinalização possuem maior durabilidade, diminuindo a necessidade de intervenção na via e que oferecem melhor relação custo-benefício aos cofres públicos.
O professor Hélio também citou a importância da modernização do trabalho que proporcionou a criação de faixas antiderrapantes, beneficiando pedestres e motos, e do quanto os investimentos nesta área pelas administrações municipais podem contribuir para diminuir o número de acidentes de trânsito.
Cidades conectadas: A transformação tecnológica que amplia a cidadania
A revolução na comunicação trazida pelo avanço tecnológico não interfere apenas na forma como as pessoas se relacionam, ela também interfere na infraestrutura dos municípios e na forma como os gestores públicos precisam estar preparados tecnicamente e devidamente equipados para atender a população.
É o que aponta Mário Pires de Almeida Filho, diretor de Inovação e Parcerias da Innovo Tecnologia, acompanhado pelo engenheiro Milton Persolli, ex-secretário municipal e atual diretor do Departamento de Áreas Verdes da Prefeitura de São Paulo.
Mário citou diversos benefícios da aplicação de tecnologia que podem ser usufruídos com sucesso pelas cidades, como a oferta de acesso à internet que pode significar a utilização de portais de serviços públicos ou a criação de aplicativos para smartphones que possibilitem a comunicação do cidadão com a prefeitura, além do acompanhamento de eventos e melhorias na segurança pública por meio de câmeras de vigilância inteligentes, que são capazes de captar movimentos suspeitos de pessoas e comunicar os órgãos competentes para intervenção. “Nosso país está passando por uma transformação tecnológica que só irá trazer benefícios, inclusive para a segurança pública, educação e saúde. É um caminho natural”, diz Mário Pires.
A importância da zeladoria urbana e os serviços de manutenção do asfalto
Uma boa zeladoria urbana envolve a transparência dos serviços, facilitando o controle e o acompanhamento público dos trabalhos em desenvolvimento, é o que aponta o engenheiro André Pacheco, presidente do Sindverde - Sindicato das Empresas de Manutenção e Execução de Áreas Verdes Públicas e Privadas do Estado de São Paulo.
Pacheco explicou que cada caminhão utilizado na zeladoria do município de São Paulo possui um rastreador GPS, que também permite o registro fotográfico de todos os serviços que serão executados. Além de garantir a execução do trabalho, o sistema também permite o acompanhamento em tempo real dos serviços, o que favorece a fiscalização.
Além disso, a limpeza do sistema de drenagem é executada por caminhões específicos que usam tecnologia de desobstrução inteligente da tubulação, tornando o serviço mais eficiente. São limpezas feitas por meio de hidrojatos e máquinas sugadoras que auxiliam principalmente no combate a pontos de alagamentos na cidade.
Em seguida, Beto Mendes, ex-subprefeito do distrito do M' Boi Mirim, na zona sul de São Paulo, citou o importância da busca de parcerias do setor público com o setor privado. “Cada vez mais as prefeituras terão que ter um quadro de funcionários mais enxuto, tanto pelo peso que isso acrescenta aos custos na folha de pagamento como também para que o trabalho seja desenvolvido com a maior velocidade possível. Para isso, é imprescindível a parceria do poder público com as organizações sociais e com a iniciativa privada”, diz.
Logo depois foi a vez do engenheiro Leônidas Alvarez Neto, diretor da JBA – Engenharia e Consultoria, esclarecer sobre os serviços de manutenção e implantação de asfalto, citando exemplos dos serviços executados no município de São Paulo.
Segundo Leônidas, o capeamento asfáltico não é uma solução, é necessário tratar completamente. Em muitos casos, é preciso fazer uma intervenção mais profunda no pavimento para que possa ser determinado o melhor projeto para a via. É um ciclo completo da pavimentação: planejamento, projeto, execução e um controle tecnológico. “Quando se faz o trabalho de forma completa isso só traz benefícios para a população”, conclui Leônidas.
A Importância do esporte na formação da juventude nos centros urbanos
Encerrando o primeiro dia de atividades do seminário, foi realizado um debate entre Antônio Moreno Neto, ex-secretário de Esportes do município de São Paulo e membro do Conselho Nacional do Esporte, e Ana Beatriz Moser, ex-atleta do voleibol e gestora de organização social. Ambos citaram o esporte como uma importante ferramenta social, que integra saúde, educação e cultura, mas acrescentaram que ainda faltam políticas públicas que possam favorecer e estimular ainda mais a realização de atividades esportivas entre jovens e adultos. Ana destacou que os eventos nacionais previstos para os próximos anos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, são oportunidades que não podem ser desperdiçadas, tanto pelos municípios quanto pelos Estados que precisam refletir sobre os compromissos necessários para fomentar o esporte em suas regiões. “É importante que os gestores entendam os benefícios do esporte, não só os resultados esportivos, mas os benefícios no que diz respeito à formação individual, ao fortalecimento de comunidades, a saúde, ao rendimento escolar, a convivência dentro das escolas. Um pouco mais de entendimento é importante aos gestores públicos para que eles possam adotar o esporte como parte da sua política de promoção social, seja na educação, saúde ou até na urbanização da cidade”, alerta Ana Moser.
Asfalto Ecológico: A reciclagem do material de demolição para aplicação em ruas de terra
O segundo dia do seminário foi marcado por temas como sustentabilidade e tecnologias de reciclagem que podem ser utilizadas pelos municípios. Para o debate sobre a reciclagem de materiais de demolição na aplicação em ruas de terra foram convidados o engenheiro Valmir Bonfim, diretor técnico do Grupo Ane, e a Professora Doutora Liedi Légi Bariani Bernucci, do Laboratório de Tecnologia de Pavimentação da USP – Universidade de São Paulo.
Inicialmente foram apontados os benefícios da reciclagem de resíduos sólidos, que não podem mais ser encarados apenas como lixo e, consequentemente, direcionados para aterros sanitários ou descartados indevidamente em córregos, ruas e avenidas. Além de evitar o acúmulo de resíduos nesses ambientes, esse material é reciclado para utilização em novos pavimentos. A doutora Liedi esclareceu que a utilização desses materiais ainda é pouco aplicada no Brasil, diferente dos países europeus, onde o nível de reciclagem, dependendo do país, pode chegar a mais de 90% de reaproveitamento.
Posteriormente, o engenheiro Valmir Bonfim esclareceu os procedimentos técnicos da preparação e aplicação do material, além de citar características de armazenamento e distribuição dos resíduos. Vale citar que a reutilização do material também busca atender as novas exigências sustentáveis, que visam reduzir o impacto no meio ambiente.
Soluções em tecnologias nos diversos setores das cidades
As novas tecnologias permitem a ampliação da segurança aos cidadãos no sentido de facilitar a comunicação de dados em áreas fundamentais dos municípios, como saúde e educação. Ampliar a conectividade nessas áreas contribui para melhorar a confiança nos serviços públicos, além de atender de forma mais rápida e segura aos interesses dos cidadãos.
As eficiências no emprego das inovações tecnológicas no setor público foram apresentadas por Valmor Fernandes, diretor de Segurança da MTEL, empresa especializada em serviços de consultoria, implantação e operação de redes em telecomunicações. Além de esclarecer as formas de utilização das novas tecnologias pelos municípios, as prefeituras também foram situadas a respeito das características de investimento e implantação dos produtos.
Sustentabilidade: Tratamento e destinação adequados do lixo nas cidades
A gestão do lixo e a correta destinação e tratamento de resíduos estão entre os principais desafios das atuais prefeituras, que devem programar seu gerenciamento a fim de combater problemas ambientais e viabilizar bons tratamentos de reciclagem e compostagem dos materiais orgânicos. Convidado a esclarecer a importância deste trabalho, o engenheiro Eleusis Bruder Di Creddo, gerente de Meio Ambiente e Melhores Práticas da Solvi Participações S.A., salienta a necessidade de uma estrutura que possa viabilizar o tratamento do lixo, tanto em relação à reciclagem quanto na compostagem, e de um bom aterro sanitário.
O engenheiro citou propostas para o tratamento do lixo, mas alertou que a falta de uma educação ambiental é prejudicial para a continuidade do tratamento. “Educação ambiental é fundamental para que o nível de consciência da população aumente e dessa forma a prefeitura economize recursos e possa reutilizá-los em outras ações, como saúde e educação”, afirma.
O uso e ocupação do solo nas cidades
A modernização das ferramentas de gerenciamento dos municípios e como os serviços públicos podem se tornar mais eficientes por meio dos sistemas informatizados foram debatidos por Alfonso Orlandi Neto, ex-diretor do Departamento de Aprovações de Edificações (Aprov) do município de São Paulo, e pelo arquiteto e urbanista Eduardo Della Mana, ex-diretor do Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo).
Segundo Alfonso, as novas tecnologias facilitam o planejamento da ação fiscal dentro das prefeituras, o controle e o gerenciamento dessa fiscalização. “A modernização dos sistemas fiscais permite uma ação mais eficiente e mais rápida em resposta ao munícipe”.
A importância da gestão da Comunicação nas Cidades
Em seguida, o encerramento do seminário foi marcado pelo debate acerca da gestão da comunicação nas prefeituras e sua importante articulação entre o poder público e o cidadão. O jornalista Sérgio Kobayashi e ex-presidente da Imprensa Oficial e ex-secretário de Comunicação da Prefeitura de São Paulo, fez questão de salientar as diferenças entre a própria comunicação, publicidade e transparência nas prefeituras e a necessidade da compreensão da linguagem de cada área e sua relação com as novas tecnologias. “É importante que a transparência na comunicação não seja confundida com publicidade, que possui uma legislação específica. Fazer uma gestão pública mais transparente significa criar ferramentas para a sociedade se autogerir”, diz.
Apoio e Patrocínio
O seminário contou com o patrocínio das empresas Mtel, Sindverde, Solví – Soluções para a vida, JBA – Engenharia e Consultoria, CEAME – Centro de Estudos e apoio aos municípios e empresas, Fremix, Innovo, Arc e Grupo Eritram. O evento também recebeu apoio e participação do Instituto de Engenharia e da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, além do Secov-SP - Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo.
Durante todo o evento um showroom, interno e externo, foi oferecido pelas empresas patrocinadoras aos convidados para que alguns dos equipamentos citados fossem apresentados, bem como serviços de consultorias e materiais de divulgação distribuídos.